7 de dezembro de 2018

Internet analytics are a sham



Analytics dão às pessoas a sensação de que elas têm um controle muito grande sobre o próprio sucesso, quando a verdade é que o que o determina é uma série de fatores fora do controle do autor.

Produtores de vídeos para o Youtube, streamers, escritores, personalides do Twitter -- todos pensam que, com as ferramentas adequadas de visualização da audiência, com dados, vão conseguir prever quais os fatores preponderantes para o sucesso. Os números dão uma ideia de objetividade, de preditividade óbvia: mas são apenas a faceta visualizável de um sucesso que, até onde sabemos, pode ser once in a lifetime.

Não só: mesmo com essa capacidade, que vão conseguir reproduzir infinitamente os fatores que levaram ao sucesso inicial, como se a capacidade humana de replicar os fatores sensíveis que levam ao spread de algo fosse infinita, ou que a audiência vai sempre buscar as mesmas características que levaram ao sucesso no princípio.

Existe uma indústria inteira baseada nessa ideia: social media, onde eu já trabalhei. É requerido de você que publique relatórios mensais, semestrais, anuais, sempre mostrando "crescimento" de alguma forma em indicadores como likes, visualizações, minutos assistidos, permanência na página, etc.

Sinto que a busca pela bala de prata é perpétua e que inevitavelmente termina numa conclusão simples, que apenas se tivesse sido seguida poderia ter mudado todo o rumo do sucesso do conteúdo na internet. O marketing pago não foi suficiente? Pôsters não foram colocados em locais apropriados? O thumbnail não funcionou corretamente? Não houve uma mensagem chamativa o suficiente?

Hoje em dia, estou mais confortável com o fato de que quase tudo está fora das minhas mãos. A única coisa que eu, de fato, controlo é o quanto eu escrevo. O gap entre as mentes das pessoas é um obstáculo insuperável, mas com iterações suficientes, nós nos aproximamos. Ser prolífico é a única resposta.

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