9 de setembro de 2014

O Eleitor Relutante


Dum lado ou doutro do espectro "ideológico" eleitoral, um perfil me diverte deveras durante essa campanha política BR 2014: o que eu chamo de Eleitor Relutante.

Você o conhece. Você já o viu, já conhece seu modus operandi. Você pode ser um Eleitor Relutante.

Talvez seu advento tenha acontecido pelo crescimento de Marina Silva nas pesquisas.

Talvez porque geral reconhece que votar é palha pra caralho e algo degradante para o ser humano.

De qualquer forma, tanto de eleitores de Aécio quanto de Dilma podemos ouvir e ler em diversas timelines por aí algo como:
"É, gente, o jeito é votar em Aécio/Dilma. Não é o melhor, mas é o que sobrou."
Invarialvelmente, quem diz isso vai estar usando um avatar com a faixa inferior dizendo Aécio 45 ou Dilma 13 (talvez com aquele efeito verde-amarelo que a pelegagem pró-Dilma tem usado).

É um monte de gente que nas últimas três eleições votou religiosamente em PT e PSDB seguidamente (Lula, Lula, Dilma/Serra, Alckmin, Serra), mas que agora dizem que votam por última opção, arrependidos, relutantes, simplesmente porque não sobrou nenhuma alternativa a não ser fazer o que sempre fizeram.

Em 100% dos casos é gente que não apenas já apoiou os mesmos candidatos e partidos que apoia hoje, mas praticamente trabalhou de cabo eleitoral, fez campanha na internet, se meteu em discussão em família pra apoiar a causa. É um monte de fulaninho de boné e camiseta do comitê eleitoral dizendo "Eu sei que não é o ideal, pessoal, mas é o que sobrou; o jeito é votar em Aécio/Dilma".

O Eleitor Relutante tá há 3 meses em clima eleitoral, mas agora achou de mandar a conversinha mole de que "o menos ruim é o candidato em que eu já sabia que ia votar desde sempre mesmo, quem diria?".

É um exército de pessoas que pensam que o próprio candidato é fodaço, o mais sinistro, vai botar quente no governo, dar um rumo a esse país, mas que não têm coragem pra falar essas paradas pras outras pessoas e confessar que amam o próprio candidato. Acho até que é bom que as pessoas tenham vergonha de ficar vomitando essas mentiradas em que acreditam pros outros - pelo menos existe um senso de decência.

Mas, campeão, se for falar que vai votar no seu candidato porque "é o que sobrou", tira o nome dele do seu avatar. Na moral.

Um comentário: