27 de abril de 2011

Pokémon como alegoria

Pokémon é uma alegoria, mostra o que seria o mundo sem direitos dos animais. Acaba o PETA, é isso que temos, uma civilização altamente tecnológica, fim da pobreza, zero poluição, e rinhas de galo institucionalizadas.

Mas justamente o que me confunde em Pokémon é se os pokémon contam como animais ou se, de um lado, existem os pokémon e do outro os animais não-pokémon. É uma dúvida legítima. Se todo bicho é pokémon, até bactérias são pokémon? Dá para capturar com pokébola?

Talvez o que defina um pokémon seja um traço no DNA que define sua portabilidade via pokébola. Pokémon significa pocket monster, né. Antes de inventarem a pokébola, eles eram chamados de pokémon? Porque é meio complicado ficar carregando esses bichos todos no bolso e tal.

Quero comentar também o fato de que, não apenas as pokébolas são uma gaiola portátil, mas também servem como controladores da mente. Monstros selvagens são pegos com a pokébola e imediatamente obedecem nossos comandos.

Como a soma em Admirável Mundo Novo, as pokébolas são instrumentos de controle social em Pokémon. Enfiam os monstrinhos na pokébola, eles ficam doidaços e nem ligam pro stress das batalhas.

Com esses mecanismos de controle, todo mundo em Pokémon é ricão, os centros Pokémon até oferecem serviços de graça. Por quê? Porque os Pokémon são escravos, ora bolas. Botam um monte de Pikachu para gerar eletricidade, uns Charmanders para gerar fogo, água potável não é mais problema se você tiver meia dúzia de Squirtles (se bem que é meio nojento ficar bebendo água babada de tartaruga).

Talvez Pokémon precise de um abolicionista, um Joaquim Nabuco, para liberar as espécies desse jugo intolerável. Mas todos os bichinhos que parecem humanos e poderiam liderar o movimento parecem mó idiotas, tipo o Mr. Mime.

17 comentários:

  1. qual era a trama do filme do mewtwo mesmo? era algo meio abolicionista ou eu tô inventando?

    ResponderExcluir
  2. Era um treco de criar uma ilha só de Pokémon, mas pô, faz muito tempo.

    ResponderExcluir
  3. sim, tenho medo de ter inventado alguma história (eu fazia isso com desenhos em geral) e isso nem ter existido.

    ResponderExcluir
  4. O tema de Pokemon Black and White é justamente a libertação dos pokemons, só que por meios radicais que visam eliminar os humanos que usam pokemons para a então libertação do mundo dos bichinhos.

    ResponderExcluir
  5. Quanta sengracisse...

    ResponderExcluir
  6. Hm, tem um detalhe, na trama original (gameboy) se você não possuir uma insignia X pokemons de nivel X para cima não te obedecem. Então, creio eu que os bichos antes selvagens passam a te obedecer como forma de respeito por ter conseguido vencê-lo (lembrem-se JAPÃO e os pokemons possuem capacidade de raciocínio) então, creio que as pokebolas são meramente uma forma de transportar os pokemons de forma mais rápida e eficiente, afinal imagina vc andar com 6 bichos(alguns gigantes) por todo canto. não dá certo. Acho que os serviços gratuitos funcionam pq teoricamente é um mundo em que há uma social-democracia plena, aonde todos ganham dinheiro e o Estado devolve tudo em forma de benefícios. Mas... foda-se é um desenho, tudo pode, a equipe rocket não cai de milhões de metros e continuam vivos? uhsauhshusa

    ResponderExcluir
  7. no jogo black/white, existe um grupo (team plasma, como se fosse a equipe rocket) que quer convencer os treinadores a liberarem seus pokémons porque é crueldade usá-los para batalhas... mas no fim é tudo mentira, eles só querem roubar os pokémon de todo mundo mesmo ¬¬. Mas se fosse verdade, seria uma boa XD

    ResponderExcluir
  8. Achei muito legal sua análise, velho! Com certeza os argumentos que você levantou fazem parte das dúvidas de muitos fãs atentos ao mundo de Pokémon. Mas são questões que não chegam a afetar a compreensão da série;são apenas curiosidades, muitas delas sem respostas.

    ResponderExcluir
  9. "se você não possuir uma insignia X pokemons de nivel X para cima não te obedecem"

    isso é só para pokémons adquiridos através do tade link. e não para os capturados.

    é um texto bem pensado, mas é muito oco, é um texto do mesmo tipo de pessoa que se pergunta: "se o som não se propaga no vácuo, porque no filme 'Star Wars' quando as navez explodem faz aquele barulho?"

    " Anônimo, às 29/04/11 09:19
    Quanta sengracisse..." ²

    ResponderExcluir
  10. Interessante, mas nem tudo o que parece. O novo jogo do Pokémon Black & White traz isso e o resultado não foi legal. Existe um grupo que quer libertar os pokémons no jogo e o resultado final não é legal, joguem esse novo e entendam

    ResponderExcluir
  11. bacterias nao sao animais, logo, nao poderiam ser pokemons.

    acho que alguem andou cabulando as aulas de biologia na escola.

    ResponderExcluir
  12. acho que pokemon no começo era meio contraditório, pois, às vezes falavam que o pikachu era um pokemon rato, hoje ele é simplismente um Pikachu, pra ser mais sincero um Pikachus ratus kkk. O que importa é que eles estão adequando cada vez mais o universo real à trama, pois a cada temporada aparecem mais espécies de pokemon. O que me intriga é num mundo tão desenvolvido de pokemon, que não conhecem os pokemons de outra regiao. Porra Ash é só acessar a Pokepédia que deve ter tudo ai caralho. FLWS

    ResponderExcluir
  13. LOL, nego só se manifesta sobre coisas importantes.

    ResponderExcluir
  14. uh besteira e um desenho tudo e possivel, e o motivo pelo qual eles obedecem e porque eles reconhecem a força do treinador pois ele conseguiu derrotalo com um bom raciocinio nao e nada diabolico ou mesquinho, alem disso se quiserem algo parecido com a realidade nao assistam o desenho e parem de dizer que e rinha de galo po vei e fantasia, voce assistisse ha um desenho exatamente por isso e para fugir da realidade, onde isso que chaman de rinha de galo e um evento esportivo onde aprendemos o valor do companherismo e lealdade junto ao espirito de amizade e competividade, os POKEMONS sao como atletas e se eles nao querem mais utar elees podem sair da vida de batalhas e viver uma vida normal, como foi visto com o charizard de ash.

    BEM ESSA E MINHA OPINIAO NAO ESPERO QUE HA ACEITEM NEM QUE A RESPEITEM, MAIS MESMO ASSIM EU VOU CONTINUAR A ASSISTIR POIS ESSE DESENHO ME ENSINO MUITA COISA NA MINHA INFANCIA ATE MESMO A DESENHAR ^^ e pensem bem nao seria o maximo ser crianças e viajar com amigos vendo criaturas fantasticas =)

    ResponderExcluir