5 de julho de 2012

Popeye e a dominação cultural do agribusiness

Me pergunto se o desenho do Popeye foi o maior esforço publicitário já feito pela indústria do espinafre, porque eu não lembro de jamais ter sido exposto ao espinafre em nenhuma outra mídia. Nem em propaganda do Bompreço colocam o infeliz.

Parece ter sido um esforço tresloucado em RAISING AWARENESS.

A gente já vê as marcas do desespero no enredo do cartum, baseado na cultura machista dos marinheiros, no "pego qualquer tranqueira porque passei 6 meses no mar", já que, convenhamos, a Olívia Palito não é uma Alessandra Ambrosio.

Coisa que eu menos entendo em Popeye é a insistência em comer espinafre puro, direto da lata (vai saber em qual estado a parada estava dentro do recipiente?). Daí você já vê a pressa em colocar o produto no mercado, teriam muito mais aceitação se o Popeye, em vez de tacar de vez o espinafre pra dentro, parasse e fizesse uma refeição balanceada de salada que incluísse espinafre como principal, mas não desprezasse ingredientes essenciais de uma alimentação vegetariana, como alface, tomate, pepino, cenoura, beterrada e - por que não? - mussarela de búfala.

Só não precisaria colocar uva passa, isso sempre acaba com a minha vibe saúde.

Um comentário:

  1. Na verdade o cara que fez esse desenho se inspirou em um amigo dele que comia espinafre também eu acho, era da marinha e era fortão também, acho que o objetivo não era vender espinafre, só mostrar um desenho legal.

    Mesmo porque não daria tempo pra parar e comer num restaurante em quanto o Brutos carregava a Olívia por aí xDDDD

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